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 Asterisk e Linux no dia a dia: Debug e monitoramento

Solução

Asterisk e Linux no dia a dia

Debug e Monitoramento

Introdução

Ferramentas e comandos para juntar informações e detalhes no asterisk

Você pode conferir também uma descrição dos principais aspectos e termos utilizados no ramo de telefonia VoIP, que caso não estejam em ordem também causam anormalidades, clicando aqui

Índice

Acessando a CLI do Asterisk .....................
Comandos do Asterisk ...........................
Descrição dos Comandos ........................
Ferramentas de Auxílio ........................

Acessando a CLI do Asterisk

- Acesse o SSH de seu Linux:
Método 1:
- Acesse o CMD do Windows clicando em Menu iniciar, Executar e digite cmd ou Win+R para abrir o Executar e digite cmd
Com o cmd aberto digite: ssh user@host -p port (Ex: ssh root@192.168.0.5 -p 22)

Método 2:
- Utilize o PuTTy (Recomendamos também o SuperPuTTy para melhor manuseabilidade de sessões e hosts)

Baixar o PuTTy
Baixar o SuperPuTTy

- Quando estiver conectado no servidor, para entrar na CLI do Asterisk você utiliza o comando:

        asterisk -rvvvvvvvvvvgc

Caso precise de auxílio, entre em contato conosco para contratar nosso Suporte

Comandos do Asterisk

- Os comandos abaixo devem ser realizados dentro da CLI do Asterisk

        core set verbose <valor> (Ex: core set verbose 1000)
        core show channels
        core show channels verbose
        core show channels concise
        sip show peers / sip show peer <login>
        (Ex: sip show peer ramal01)
        sip show channelstats
        hangup request <canal> (Ex: hangup request SIP/ramal01-0000023b)

Descrição dos Comandos

core set verbose <valor>
- Provisiona informações específicas e detalhes adicionais sobre o que o asterisk está fazendo
- Utilizando o método verbose você consegue identificar problemas de rota de entrada, contexto, permissão, dialplan, etc
- Para compreender as mensagens mostradas é necessário um entendimento básico do asterisk, pois mostra informações como o script agi sendo executado, troncos, contextos e métodos (SIP,ITX,DAHDI, etc), áudios sendo reproduzidos e seus diretórios, inboud e outbound cid, Ramal/Fila/IVR/etc de destino, entre outras informações

core show channels:
- Mostra os canais ativos no momento.
- Cada ligação ocupa dois canais: 1 Incoming (Entrante) e 1 Outgoing (Sainte)
- Esse comando tem três descrições: Canais Ativos (active channels), Ligações Ativas (active calls) e Chamadas Processadas (calls processed)
- Active Channels mostra os canais sendo ocupados no momento
- Active Calls lista as chamadas ativas
- Lembrando que o parâmetro 'Call-limit' do tronco contabiliza apenas a active call, ou seja, se estiver configurado '3', você poderá ter três chamadas ativas mas o sistema mostrará que está sendo utilizado seis canais
- A descrição 'calls processed' mostra as tentativas de chamadas através de seu Asterisk desde que o mesmo foi iniciado (Se reiniciar o asterisk, ele zera a contagem)

core show channels verbose / concise:
- Use o comando core show setings para mostrar a verbosidade atual (Current console verbosity) e outras configurações
- O comando core show channels verbose mostra informações avançadas e detalhadas de todos os canais/chamadas ativas
- O comando core show channels concise mostra as mesmas informações que com a opção verbose, porém de forma resumida
- Mostram as seguintes informações:

ChannelContextExtensionPriority
Canal/Método Contexto Asterisk Tronco Prioridade
StateApplicationDataCallerID
Status da Chamada Aplicação Asterisk Dados da Chamada CallerID (CLI/Nr de Identificação/Nr que BINA)
DurationAccountcodePeerAccountBridgeID
Duração da chamada Accountcode (Parâmetro Asterisk) Tronco Utilizado ID do Canal

sip show peer/peers
- sip show peers lista todos os troncos, o Host que está conectado, a porta que está usando e o status do mesmo
- sip show peer <tronco> mostra informações sobre um peer|tronco específico
- Geralmente, as únicas informações que aparecem ao digitar sip show peer <tronco> que são relevantes são:

* Name, Accountcode, Def. UsernameContextCallgroup/PickupgroupCall limit
Login|Extension|Tronco Contexto que o login usa Grupo que o Ramal pertence Ligações Simultâneas
CalleridToHost / Addr->IPStatusUseragent
Caller ID / Caller ID Name Autenticação por IP / Auth por Login e Senha Status da Conexão Dispositivo Configurado

sip show channelstats:
- Esse comando mostra informações referentes a QoS (Quality of Service)
- Uma descrição mais detalhada de cada coluna, como 'loss' e 'jitter', pode ser encontrada clicando aqui
- Comando muito útil para verificar a qualidade de ligações internas, externas, qualidade do provedor, etc

PeerCall IDDuration
IP ID da Chamada Duração / Tempo
Recv:PackLost(%)Jitter
Recebidos: Pacotes Perdidos Porcentagem Perda e Oscilacão
Send:PackLost(%)Jitter
Enviados: Pacotes Perdidos Porcentagem Perda e Oscilação

hangup request
- Através desse comando você consegue desligar uma chamada|canal ativo no momento

Ferramentas de Auxílio

mtr
- Utilizado para medir latência e loss de uma rede
- Útil para efetuar testes para IPs de operadoras e clientes que estejam apresentando picotamentos nas chamadas e reclamações de qualidade, descobrindo o ponto em que está ocorrendo oscilação de latência e perda de pacote

sngrep
- Ferramenta altamente intuitiva, gráfica e responsiva de monitoramento SIP
- Manuseável e customizável - Extremamente recomendado ter essa ferramenta em seu sistema
- Para instalar, você pode utilizar a página do SNGREP no GitHub, ou se preferir, entre em contato conosco para contratar nosso suporte

 
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Detalhes do artigo

Identificação do artigo: 12

Categoria: Knowledgebase

Data de publicação: 23-10-201914:46:57

Visualizações : 2116

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